Formação de Gestores

A proposta do Módulo Formação de Gestores na Escola é a de propiciar à equipe gestora da escola que reflitam sobre as questões relacionadas à gestão da escola com tecnologias, analisando as implicações envolvidas no âmbito do gerenciamento administrativo, econômico, pedagógico, tecnológico e de pessoas no contexto da escola.


O caminho que escolhemos para o desenvolvimento desse módulo é o diálogo que se desenvolve entre pessoas que buscam potencializar o desenvolvimento de novas estratégias que permitam a comunidade escolar apropriar-se dos recursos tecnológicos, mais especificamente do laptop educacional numa perspectiva de favorecer a inclusão digital e social do aluno de escolas públicas das várias regiões do país.

Em consonância com as diretrizes e os objetivos do Projeto Formação Brasil - UCA, o módulo Formação de Gestores na Escola (40h) tem como foco desenvolver atividades que integrem as dimensões teóricas, metodológicas e práticas, para que os gestores da escola possam:
  • Identificar as tecnologias disponíveis na escola e respectivos usos;
  • Analisar as contribuições das tecnologias para a gestão;
  • Reconhecer as tecnologias usadas nos experimentos do Projeto UCA – Fase 1 e como foram utilizadas com educadores das escolas, bem como conhecer outras experiências do Brasil e de outros países;
  • Analisar os principais problemas e respectivas estratégias evidenciados nos experimentos do projeto UCA;
  • Levantar avanços, dificuldades/problemas enfrentados nas ações em realização na própria escola e buscar possíveis soluções;
  • Elaborar um plano estratégico para desenvolver um processo colaborativo voltado para a construção do (ProGITec) no coletivo da escola (ação integrada com a formação dos professores, de forma articulada com o Projeto Político Pedagógico da Escola).

O módulo está estruturado em quatro temas conceituais: Gestão da escola com tecnologias, Gestão das tecnologias na escola, Análise de problemas e estratégias de solução e Plano Estratégico para a construção do Projeto de Gestão Integrada de Tecnologias - ProGITec, Eles se articulam entre si formando uma espiral ascendente da formação, a qual se desenvolve integrada com a prática concreta dos cursistas na reflexão sobre o uso de tecnologias no contexto escolar.




Tema 01

Gestão da escola com tecnologias

Este tema tem como foco conhecer o uso das tecnologias na educação e no contexto da escola, bem como o Projeto UCA em relação à gestão, a participação da Secretaria de Educação, a comunidade interna e externa, bem como a infraestrutura física e de rede. 


Conteúdos abordados 
  •  Conceitos de gestão;
  • A visão da gestão democrática e participativa na educação;
  • Trabalho coletivo na construção do projeto político pedagógico;
  • O papel da escola e as tecnologias;
  • Planejamento e diagnóstico

Tema 02
Gestão das tecnologias na escola

Este tema tem como foco desenvolver estudo de caso com base nos experimentos – Fase 1 do projeto 1 – e de outras experiências realizadas em escolas com o uso do laptop educacional, destacando suas principais características e o papel da gestão durante o processo de implantação do laptop no contexto escolar.
  • Integração de mídias e tecnologias
  • Parcerias e o envolvimento da comunidade
  • Gestão da sala de aula com a presença de tecnologias
  • Gestão de espaços e tempos


Tema 03
Análise de problemas e estratégias de solução



Este tema tem como foco analisar os avanços, problemas e soluções em documentos sobre os experimentos, bem como, aqueles vivenciados na prática cotidiana da gestão escolar com o uso do laptop educacional.
  • Liderança
  • Trabalho compartilhado
  • Problemas e estratégias de solução

 
Tema 04
Plano Estratégico para a construção do Projeto de Gestão Integrada de Tecnologias da ProGITec

Este tema tem como foco propiciar à equipe gestora da escola a elaborar um plano estratégico para desenvolver um processo colaborativo voltado para a construção do ProGITec no coletivo da escola.

Conteúdos abordados:
  • Estratégias de produção coletiva
  • Elaboração de um plano estratégico

Estrutura Curricular
O módulo - Formação de Gestores na Escola tem a duração prevista de dois meses, isto é, entre oito e dez semanas, ao longo das quais sugerimos dois encontros presenciais (3horas cada), sendo um no início e outro no final do módulo. Assim o módulo terá 34 horas a distância e 6 horas presenciais.
Temas Carga horária Modalidade Produto
1 10 h
 Presencial e distância
Diagnóstico registrado em formulário.
2 10 h
 Distância
Relatório analítico das características de cada situação analisada Sínteses dos experimentos e sua divulgação.
3 15 h
 Distância
Descrição de avanços, problemas, estratégias e soluções encontradas na própria escola Plano de ação construído no coletivo com as prioridades para a resolução de problemas.
4 05 h
Presencial e/ou Distância
Plano Estratégico.

Neste módulo teremos a articulação entre a experiência dos gestores vivenciada na escolas no processo de implantação do uso do laptop educacional com as teorias abordadas como parte do conteúdo do curso.
Trata-se de um processo de formação na ação que se realiza no espaço concreto da escola e da prática da gestão.